Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUMBÓFILIA

PÁGINA DE JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA, DEDICADA À COLUMBÓFILIA !!! PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO DESPORTO COLUMBÓFILO !!!

COLUMBÓFILIA

PÁGINA DE JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA, DEDICADA À COLUMBÓFILIA !!! PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO DESPORTO COLUMBÓFILO !!!

COLUMBÓFILIA HOMENAGEIA ESCRITOR MIGUEL TORGA

Columbofilia homenageia o escritor Miguel Torga

Cerca de trezentos pombos subiram aos céus de Coimbra, na manhã de dia 12 de Dezembro de 2007, atravessando o Mondego em homenagem ao poeta Miguel Torga, sendo, alguns, portadores de poemas deste escritor.

A largada de pombos-correio decorreu no largo da Portagem, às 09H30 dessa manhã, junto ao memorial em homenagem a Miguel Torga, próximo do local onde funcionou o consultório do médico Adolfo Rocha, nascido há 100 anos e que cedo adoptou aquele pseudónimo.

A iniciativa foi promovida pela Federação Portuguesa de Columbofilia, pela Escola EB 2-3 Manuel da Silva Gaio e pelo historiador Paulino Mota Tavares, com a colaboração do declamador Machado Lopes, Grupo Columbófilo de Coimbra e Secção Columbófila do Santa Clara Futebol Clube, que disponibilizaram a maior parte dos pombos-correio.

A concentração, realizada junto ao memorial erigido em homenagem ao poeta, contou com a presença de várias individualidades da cidade e da região, a imprensa, com destaque para as várias cadeias televisivas, RTP, TVI e SIC, rádios nacionais, tendo congregado uma interessante moldura humana constituída por jovens estudantes e população anónima. Na cerimónia intervieram o Presidente da FPC e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra. José Tereso referiu que "Torga é um símbolo para os jovens e para a sociedade portuguesa", sublinhando que o autor de "Os Bichos", além de criador literário, era "um defensor da natureza, dos animais, da paz e da amizade". O pombo-correio é "o símbolo da paz e da amizade", acrescentou o presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia. "O pombo-correio é o animal mais fiel à família, é a ave mais veloz, mais resistente e com maior sentido de orientação", disse. A anteceder a solta, os assistentes tiveram oportunidade de ouvir o declamador Machado Lopes que leu um poema, de Paulino Mota Tavares, dedicado a Miguel Torga.

Doze pombos-correio do núcleo columbófilo da Escola Silva Gaio foram portadores de poemas de Miguel Torga.

Já na Escola, após a chegada dos pombos e retirados os poemas dos respectivos porta-mensagens desenrolou-se a segunda parte da homenagem. Numa primeira fase, as mensagens poéticas foram lidas por alunos do Grupo de Teatro da escola, orientados pelos professores de Português do 9º ano.

Finalmente foi descerrada uma placa comemorativa do evento.

Cumpriu-se, assim, mais uma etapa na divulgação e promoção da columbofilia.

A realização de soltas inseridas em jornadas ou campanhas temáticas aglutinadoras e mobilizadoras da sociedade civil, operacionalizando cada uma destas soltas com as respectivas autarquias locais e forças vivas loco-regionais tem constituído um fantástico veículo de promoção da modalidade. Recorde-se que no passado mês de Outubro a columbofilia participou activamente em várias campanhas com grande impacto mediático, entre estas, destacam-se a da prevenção do cancro da mama e do Dia Nacional Contra a Erradicação da Pobreza

Acrescente-se que foi distribuído a todos os presentes um pequeno folheto promocional da columbofilia acompanhado do programa de homenagem.

Vídeos

Através dos links abaixo, pode aceder a duas reportagens, da RTP1 e da SIC, alusivas à homenagem.

Reportagem RTP1

Reportagem SIC

Imprensa

Através dos links abaixo, pode aceder a vários artigos da imprensa, alusivos à homenagem.

Folhetos

Abaixo reproduzem-se os folhetos distribuídos no evento.
Faça um clique sobre cada folheto para o ampliar.

Folheto Columbofilia

Programa de Homenagem

Fotos do Evento


 
   

 
   

 
   

 
   

 
   

 
   

 
   

 
   

 
   

 
   

 
   

 

(www.fpcolumbofilia.pt)