Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUMBÓFILIA

PÁGINA DE JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA, DEDICADA À COLUMBÓFILIA !!! PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO DESPORTO COLUMBÓFILO !!!

COLUMBÓFILIA

PÁGINA DE JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA, DEDICADA À COLUMBÓFILIA !!! PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO DESPORTO COLUMBÓFILO !!!

O HOBBY DE CRIAR POMBOS-CORREIOS !!!

O HOBBY DE CRIAR POMBOS-CORREIOS !!!

No passado, eles foram uma importante ferramenta nos cenários de guerra ! Actuavam como mensageiros entre os soldados nos campos de batalha e suas respectivas bases !

Na 1ª Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos-correios foram utilizados nas frentes de combate, sobressaindo o episódio do Forte de Vaux, e a história da heróica batalha de Verdun !

Na 2ª Guerra Mundial, assistiu-se ao êxito das mensagens aladas, sempre que as comunicações via-rádio, eram interceptadas ou perturbadas pelos inimigos !!!

Hoje, aposentados das funções militares, movem um hobby que impressiona pelas proporções que atinge pelo mundo fora !!!  Actualmente, o pombo-correio tem a sua verdadeira dimensão na área desportiva ! É que o apurado instinto que estas aves têm de voltar para o local onde cresceram e foram treinados, propicia um enorme universo de competições, que consistem básicamente em soltar os pombos em regiões distantes dos seus pombais, com o objectivo de que regressem o mais rápido possível

Todos os anos, no mundo inteiro, são organizados e promovidos centenas - muitos milhares - desses campeonatos, também designados por corridas ou concursos ! Em Portugal, são efectuadas anualmente, cerca de 500 provas, divididas pelas diversas Associações Distritais !

É sem dúvida, um hobby de grandes números ! Para se ter uma ideia mais aproximada desses números, citamos por exemplo o Distrito de Faro : a Associação Columbófila do Distrito de Faro, solta semanalmente em cada uma das suas provas cerca de 20.000 pombos, divididos pelas suas quatro zonas ! Os distritos de Aveiro e do Porto, frequentemente atingem marcas fantásticas, contabilizando de 100.000 a 120.000 pombos em competição, divididos pelos seus diferentes blocos !

As entidades  columbófilas, responsáveis por organizar essas competições e por congregar os columbófilos participantes, também existem em quantidade surpreendente e estão espalhadas pelos quatro cantos do planeta ! Só nos Estados Unidos, há aproximadamente 600 colectividades, agrupando cerca de 12.000 columbófilos. Na Grã-Bretanha, o número de colectividades gira em torno de 3.500, sendo que o total de associados atinge os 45.000!!

A nível nacional, a Federação Portuguesa de Columbófilia, organiza anualmente em conjunto com as Associações Distritais e Colectividades, cerca de 500 provas, nas especialidades de velocidade ( 150 a 300 Kms.), meio-fundo ( 301 a 500 Kms.), fundo ( 501 a 800 Kms.) e grande-fundo ( mais de 801 Kms.), 40 exposições locais, 14 exposições distritais e 1 Exposição Nacional !!!

Em Portugal, a população columbina está estimada em 4.500.000 pombos-correios, estando registados cerca de 20.000 associados, distribuidos por 750 Clubes e 14 Associações Distritais !!!

De realçar, de que os pombos são transportados em camiões com estruturas especialmente adaptadas a este fim. A frota automóvel, constituída por cerca de 70 veículos, com uma capacidade de transporte individual até aos 10.000 pombos, percorre semanalmente (em época dos concursos - Março a Julho) a Península Ibérica !!!

Ao nível de clubes, regista-se uma maior implantação no litoral, já que a maioria dos columbófilos vivem em áreas urbanas, onde cada vez há mais prédios e menos áreas livres, o que por si só pode prejudicar o desenvolvimento da columbófilia, citamos como exemplo o Distrito de Lisboa (mais concretamente Lisboa), onde tem havido uma regressão de associados. Em alguns distritos, soube-se contornar esta situação, estabelecendo-se protocolos com as autarquias, onde se procedeu à criação de "Aldeias Columbófilas" (espaços e infraestruturas destinadas aos columbófilos, com condições ideais para a prática da columbófilia. O Distrito de Faro, a columbófilia algarvia, segue na "linha da frente" no que concerne a esta situação, já que dispõe de mais uma dezena de aldeias columbófilas e outras estão por arrancar ! Tem existido grande abertura das entidades oficiais (Câmaras, Juntas Freguesia, Governo Civil e demais entidades), mas também com o devido mérito dos dirigentes das colectividades !!! De realçar, o aspecto preponderante e determinante da Associação Columbófila do Distrito de Faro (presidida por Rui Emídio), fazendo chegar ao poder político da região, as grandes prioridades e os anseios dos columbófilos algarvios, sobre a necessidade de se apoiar a columbófilia assim como a construção de espaços onde se possa praticar a modalidade ! Acreditamos, firmemente, que hoje em dia, todos os autarcas do Algarve estejam mais conscientes do que é o desporto columbófilo, e tudo o que ele envolve, e estejam mais abertos a apoiar iniciativas que visem o desenvolvimento da modalidade !

Nos últimos anos, Portugal, tem tido, um percurso de ascensão a nível internacional, cotando-se hoje, como uma das maiores potências desportivas do Mundo, no âmbito columbófilo ! Os columbófilos portugueses têm conquistado inúmeros títulos olímpicos, europeus, latino-americanos e ibéricos, subindo com regularidade aos lugares do pódio !!!

A Columbófilia, é uma das modalidades desportivas com maior palmarés desportivo, e que mais medalhas tem conquistado nas grandes competições internacionais !!!

 

1 comentário

Comentar post