45ª EXPOSIÇÃO NACIONAL - TAVIRA 2018
No Parque de Feiras e Exposições de Tavira, teve lugar nos passados dias 20 e 21 de Janeiro de 2018, a 45ª Exposição Nacional de Columbófilia, uma organização da Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro), com o apoio da Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC) e da Câmara Municipal de Tavira (CMT).
Em simultâneo com a Exposição Nacional foi realizado um outro certame a que foi dada a designação de 1ª Exposição Ibero Latino Americana e Mediterrânica, um evento criado para dar alguma expressão à columbófilia do sul da Europa e da América Latina.
Participaram nesta Exposição cerca de uma centena de pombos em representação de Portugal, Espanha e Itália. Como seria normal, Portugal arrecadou 8 títulos, a Espanha apenas 1, ficando a Itália a zero.
A 45ª Exposição Nacional foi inaugurada em cerimónia oficial, na manhã de sábado, contando com a presença entre representantes de várias entidades : de Jorge Botelho (Presidente da Câmara Municipal de Tavira), José Manuel Guerreiro (Vereador de Desporto CMT), Rui Emídio (Presidente ACD Faro), José Luís Jacinto (Presidente da FPC), István Bardos (Presidente da FCI), Fernando Bernardo (Director da DGAV) e Tomás Montiel (Presidente da RFCE), entre outros. Após os discursos da praxe seguiu-se a tradicional visita à Exposição.
PRÉMIOS DE MÉRITO E CARREIRA
Durante o decorrer da Exposição foram entregues os Prémios de Mérito e Carreira aos columbófilos indicados pelas Associações Distritais como merecedores desta elevada distinção.
CAMPEONATOS NACIONAIS - VALÊNCIA NACIONAL
Também durante a Exposição foram entregues os prémios relativos aos Campeonatos Nacionais de 2017 e à Prova Nacional de Fundo de Valência.
PRÉMIOS EXPOSIÇÃO NACIONAL - IBERO LATINO AMERICANA
Os prémios relativos à Exposição Nacional e à Ibero Latino e Mediterrânica foram distribuídos durante o habitual jantar de gala.
ENTREGA DE PRÉMIOS ACD FARO 2017
Quanto à Exposição, onde estiveram presentes cerca de cinco centenas de pombos em exposição, divididos pelas classes de Sport e Standard, emoldurada por um número aproximado das sete dezenas de standes expositores, divididos por casas comerciais columbófilas, vendedores de pombos, artesanato local e restauração, esta teve uma afluência de público elevada no sábado, graças à presença de um número muito elevado de visitantes espanhóis, resultante do desnvolvimento que a columbófilia está ater nas áreas fronteiriças da Extremadura espanhola e Andaluzia.
Em termos de resultados, a Associação de Beja com 3 títulos conquistados, foi a grande vencedora desta Exposição Nacional, sendo seguida de imediato pelas Associações de Aveiro, Coimbra e Porto com 2 títulos cada. Completaram o lote de Associações vencedoras, Évora, Faro, Leiria e Viseu, todas com 1 título conquistado.
Notória a falta da presença neste lote de Associações de Braga, Santarém e Lisboa, normalmente inseridas no lote de Associações com títulos conquistados.