Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

COLUMBÓFILIA

PÁGINA DE JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA, DEDICADA À COLUMBÓFILIA !!! PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO DESPORTO COLUMBÓFILO !!!

COLUMBÓFILIA

PÁGINA DE JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA, DEDICADA À COLUMBÓFILIA !!! PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO DESPORTO COLUMBÓFILO !!!

COLUMBÓFILIA : UM DESPORTO FAMILIAR

O que é a Columbófilia !!!

A Columbófilia é a arte de criar e treinar os pombos-correios !!!
Actualmente, o pombo-correio tem a sua verdadeira dimensão na área desportiva : é que o apurado instinto e o sentido de orientação que estas aves têm em voltar em voltar ao local onde nasceram e foram treinados, propicia um universo de competições, que consiste basicamente em soltar os pombos em regiões distantes dos seus pombais, com o objectivo de que regressem o mais rápido possível !!!

Um pouco de História !!!

No passado, eles foram uma importante ferramenta nos cenários de guerra. Actuavam como mensageiros entre os soldados nos campos de batalha e suas respectivas bases !!!
Na I Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos-correios foram utilizados nas frentes de combate, sobressaindo o episódio do Forte de Vaux, e a heróica batalha de Vérdun !!!
Na II Guerra Mundial, assistiu-se ao êxito das mensagens aladas, sempre que as comunicações via-rádio eram interceptadas ou perturbadas pelos inimigos !!!
Existem pombos-correios condecorados por “mérito de guerra”

Como se distingue um Pombo-Correio !!!

Pelo seu voo especial, sua vivacidade, sua plumagem macia e sedosa, sua anatomia, seu instinto gregário e sentido de orientação !!!
No seu estado natural, não se afasta demoradamente do seu pombal (treinos de 30 a 45 minutos), voltando ao seu pombal quando o columbófilo os chama !!!
Quando em competições (concursos), percorrem grandes distâncias regressando o mais rápido possível !!!
È considerado um autêntico atleta do ar !!!

Efeitos da prática deste desporto !!!

A prática desta modalidade desenvolve os sentimentos biológicos da Natureza, na sensibilização da protecção do meio ambiente e da natureza !!!
O columbófilo chega a estabelecer um entendimento muito forte com os seus pombos, como um treinador de futebol com os seus pupilos !!!
Entendimento necessário para enviar os seus pombos para os concursos, com o objectivo de que regressem o mais rápido possível !!!
Favorece ainda uma estreita ligação entre os columbófilos, criando-se uma amizade sincera e desportiva !!!
O columbófilo quando espera os seus pombos, cria um enorme estado de ansiedade, de nervosismo interior, de emoção e de expectativa, que tem a sua
maior expressão no momento da chegada dos seus pombos, apreciando e valorizando os seus alados depois do esforço realizado por estes !!!

Em que consiste este desporto !!!

Os pombos que participam em competições (concursos), são encestados nas diversas colectividades espalhadas por todo o País, e conduzidos ao ponto de solta previamente designado, transportados em camiões com estruturas especialmente adaptadas a este fim. São depois soltos, para que regressem ao seu pombal, sendo comprovados à chegada através de um aparelho constatador (registando as horas, minutos e segundos em que deu entrada no seu pombal e foi constatado). Depois é feita a leitura dos respectivos aparelhos e a classificação do concurso !!!

O pombal !!!

Os pombais variam de uma região para outra. Podem ser totalmente abertos, semi-abertos ou fechados, construídos em madeira ou alvenaria, podendo-se instalar em terraços, jardins, sótãos ou varandas.
Deve estar exposto ao sol, estar bem limpo e livres de parasitas.
Aprovação dos pombais pela FPC e seu licenciamento pela Autarquia local
Segundo a legislação em vigor, a edificação de pombais de pombos-correio está sujeita a prévio licenciamento camarário. Assim, para evitar futuras situações desagradáveis, aconselhamos que, após a elaboração do projecto de construção (plantas), as mesmas sejam enviadas à Federação, acompanhadas da memória descritiva e mapa de implementação do pombal, para que, de acordo com o estipulado na lei de protecção ao pombo - correio, sejam sujeitas a aprovação e registo federativo. Após aprovação do pombal pela FPC, deverá, todo o processo, ser submetido aos serviços competentes, da respectiva Câmara Municipal, com a finalidade de obter um licenciamento da construção.

Dados a ter em conta !!!

A columbófilia é um desporto que se pratica no pombal de cada columbófilo ou em aldeias columbófilas (conjunto de pombais de diversos columbófilos integrados num mesmo espaço). A alimentação adquire-se em casas da especialidade, sendo composta por uma grande variedade de sementes, ingerindo um pombo uma média de 35 gr. diárias.
O Pombo-Correio, ave de belíssimo porte, é considerado a ave mais saudável do Mundo, pois investigações científicas permitiram considerar o pombo-correio como sendo bastante resistente ou no mínimo muito pouco susceptível à “Influenza Aviar” (Gripe das Aves), e desta forma não constituir um perigo para a saúde humana, não lhe sendo reconhecido qualquer papel relevante na proliferação ou transmissão da referida doença !!!

Atributos do Pombo-Correio !!!

Possui um esqueleto capaz de resistir ao enorme trabalho dos seus músculos. Dotado de uma grande rapidez de voo , endurance e resistência à fadiga, equilíbrio harmonioso de toda a musculatura, plumagem suave e sedosa, são características que minimizam a resistência ao vento durante o seu voo.
De salientar o seu instinto de regressar ao seu pombal, assim como o inato sentido de orientação.
Tudo conjugado, lhes é permitido perfazer centenas de kms. a velocidades médias de 90 ou mais kms por hora .

Que dificuldades encontra no regresso ao pombal !!!

No regresso ao seu pombal são muitas as dificuldades que enfrenta : sistema orográfico (montanhas), condições meteorológicas adversas (Chuva, vento, neve, nevoeiro), as aves de rapina e também os caçadores ( o Pombo-Correio é considerado de Utilidade Pública e protegido por Lei, mas mesmo assim continua a ser alvejado e abatido).

Como se iniciar neste desporto !!!

O primeiro passo a dar por quem se queira iniciar neste desporto é dirigir-se à colectividade mais próxima da sua residência e proceder á sua inscrição.Os valores de inscrição (quotas) reportam-se, em regra, ao período de um ano e o custo é variável.
Depois de inscrito na Colectividade, deve proceder à sua inscrição federativa. A quota federativa é paga também na colectividade, a qual se encarrega de enviar o processo à Federação.
Desde qualquer idade se pode praticar esta cativante e empolgante modalidade desportiva : COLUMBÓFILIA

José Carlos : Gabinete de Imprensa A.C.D.FARO



2 comentários

Comentar post