CAMPEONATOS INTERNACIONAIS MIRA 2015
"Queremos tornar Mira na festa da columbofilia." É assim que Almerindo Mota, diretor desportivo da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), lança os Campeonatos Internacionais que se realizam no próximo sábado, no Columbódromo Gaspar Vila Nova, em Portomar, Mira. O evento, que marca o encerramento da temporada – apesar de ainda faltar a Golden Race, que se disputa dia 26 no Algarve –, pretende juntar a família columbófila nacional, mas também a nata europeia, pois o programa (ver quadro ao lado) integra ainda os Campeonatos da Europa absoluto e para jovens.
Ao todo serão mil pombos-correios em competição para cinco classificações (Grand Prix de Portugal, Champions League, Speed Race e os Europeus), num percurso de cerca de 400 quilómetros, com partida junto ao Estádio Algarve, no sábado, pelas 7h30. "Quisemos associar-nos a Loulé capital do desporto e acreditamos que estão reunidas todas as condições para o sucesso do evento", adianta o responsável da FPC. "Será uma prova seletiva, pois os pombos irão encontrar vento contra, mas as previsões meteorológicas apontam para excelentes condições climatéricas no sábado. O pior foi a chuva desta semana, que complicou os treinos de preparação dos atletas alados", prossegue Almerindo Mota, apelando à presença dos milhares de columbófilos portugueses e aficionados da modalidade. "Queremos que este encontro seja uma festa e por isso este ano haverá sopa na pedra gratuita, para quem comprar uma tigela a um preço simbólico de um euro e meio."
145 mil euros em prémios
Os Campeonatos Internacionais têm um prize-money de 145 mil euros, sendo o seu ponto alto o Grand Prix de Portugal que distribui os prémios mais aliciantes e motivou a presença de columbófilos de outros continentes, como é o caso do Brasil, Japão, Austrália e Estados Unidos. Os participantes habilitam-se a vários prémios monetários, o maior dos quais para o 1.º lugar: 13.750 euros. Mas também haverá a Champions League, onde a inscrição de cada pombo custa 100 euros, o que reverterá para uma bolsa de apostas que premirá o vencedor com a maior fatia do prémio apurado.
Quanto ao Europeu, os melhores pombos nacionais medirão forças com equipas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Polónia, Roménia, Sérvia e Suíça.
Quatro meses de treinos intensos para a competição
Uma prova como um Campeonato da Europa obriga a uma logística apurada que a Federação Portuguesa de Columbofilia faz gala de cumprir escrupulosamente, ao que não será estranho o facto de Mira já ter acolhido inúmeras competições internacionais. Os mil pombos participantes são borrachos (pombos jovens com 5 a 7 meses) e desde junho que treinam diariamente em Mira. O objetivo é estes atletas alados reforçarem a habituação ao pombal, o reconhecimento da área circundante, além do estímulo da sua capacidade inata de orientação. Numa segunda fase, os treinos aumentam progressivamente as distâncias de largada (2 a 200 km), pois é necessário apurar a condição física. É que estes pombos-correios irão percorrer no sábado uma distância de 400 quilómetros, cerca de 6 horas de voo a uma média de 70 km/h.
PROGRAMA
Sexta-feira, dia 18
16 horas Encestamento dos pombos (colocação dos pombos no camião de transporte) em Mira
Sábado, dia 19
7h30 Largada dos pombos no Estádio Algarve
10 horas Receção oficial no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova, em Mira
10h30 Distribuição dos prémios dos Campeonatos Nacionais e Maratona 2014
12h30 Hora prevista para a chegada dos primeiros pombos a Mira
13 horas Almoço no Columbódromo
15 horas Leilão de pombos participantes nos diversos campeonatos
20 horas Jantar de gala com distribuição de prémios dos Campeonatos Internacionais