Depois de uma viagem longa até Valência del Cid, há que preparar da melhor forma os pombos-correio para a dura etapa que vão ter pela frente no início da manhã sábado. Do abeberamento à alimentação, passando pela regulação da temperatura nas galeras, nada é descurado. O objetivo é simples: deixar estes “ultra-maratonistas” preparados e confortáveis para a jornada que se avizinha.
O abeberamento é muito importante e é feito com máximo cuidado.
Algumas fotos.
A alimentação é outra etapa crucial na preparação para a solta. Os próprios pombos “sabem” que têm de se alimentar em condições.
Os delegados de solta, para além do transporte e do abeberamento, são também responsáveis pela alimentação dos pombos-correio.
De referir que a refrigeração das galeras também é controlada de maneira a evitar qualquer problema devido à temperatura.
Está tudo a postos para a solta da próxima madrugada. Avizinha-se um fim de semana de emoções fortes, mas, sobretudo, de espetáculo e de enaltecimento da columbofilia. Vamos esperar que a meteorologia seja favorável e que também ela contribua para o sucesso da prova.