Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

COLUMBÓFILIA

PÁGINA DE JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA, DEDICADA À COLUMBÓFILIA !!! PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO DESPORTO COLUMBÓFILO !!!

COLUMBÓFILIA

PÁGINA DE JOSÉ CARLOS ALMEIDA ROSA, DEDICADA À COLUMBÓFILIA !!! PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO DO DESPORTO COLUMBÓFILO !!!

GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS ACD LISBOA

GALA DA ASSOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE LISBOA

Distribuição de Prémios da Campanha Desportiva de 2015

A Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, realizou no dia 15 de Novembro, a sua Gala de Entrega de Prémios relativa aos Campeonatos Distritais, disputados na campanha desportiva de 2015. O evento teve lugar no Restaurante "Oficina dos Sabores", situado na Vila de Aveiras de Cima, em instalações agradáveis e típicas da região, fazendo jus ao título de "Vila Museu do Vinho" de que Aveiras de Cima tanto se orgulha.

Perante uma plateia com cerca de uma centena de convidados, onde se destacavam os convidados oficiais, Dr. José Luís Jacinto (Presidente FPC), Almerindo Mota (Coordenador Desportivo Nacional), Capitão Fernando Garrido (Meteorologista Federativo), António Torrão (Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima), foi manifesta a boa disposição entre todos os presentes.

Durante o almoço, excelentemente servido como é apanágio deste restaurante, foram distribuídas flores pelas senhoras presentes, acção que muito as sensibilizou, contribuindo desta forma para que se mostrem mais "compreensivas com o tempo consumido pelos seus familiares masculinos no pombal, em detrimento da vida familiar tantas vezes sacrificada em favor da paixão pelos pombos.

No tempo dedicado aos discursos, Carlos Teixeira (Presidente ACD Lisboa) deu as boas-vindas a todos os presentes, tecendo algumas consideraões sobre a campanha finda, dando os parabéns a todos os vencedores e deixando uma palavra de alento para os vencidos.

O Dr. José Luís Jacinto (Presidente Federativo), desenvolveu o seu discurso focando os temas mais controversos do momento, resultantes da nova regulamentação desportiva a implementar em 2016, nomeadamente o tema sobre a limitação de recenseamentos e pombos designados para o Campeonato do Columbófilo, vincando a vontade inviolável da Federação de não recuar nestas matérias, sem que primeiro se faça a sua experimentação.

Almerindo Mota (Coordenador Desportivo Nacional), no seu discurso falou sobre as provas nacionais de Valência, lamentando as perdas dos columbófilos do Distrito de Lisboa no último Valência, mas voltou a referir que sendo uma prova nacional, existem sempre distritos mais expostos às condições da meteorologia do que outros, factor que não deve inviabilizar por si só a realização de provas nacionais perante algumas dificuldades que se apresentem.

O Capitão Fernando Garrido (Meteorologista), falou sobre as alterações climatéricas que assolam o planeta e as consequências para os concursos de pombos-correio, deixando vincada a ideia de que nenhum responsável por soltas fica feliz por se verificarem concursos gravosos, sendo seu objectivo que tudo corra pelo melhor, no entanto surgem por vezes factores inesperados não previstos que tudo complicam.

A finalizar a série de discursos, António Torrão (Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima), agradeceu a preferência pela sua Freguesia para a realização deste evento columbófilo, manifestando disponibilidade para continuar a apoiar a columbófilia local como sempre o tem feito nos seus mandatos.

Após as ofertas aos convidados presentes e a homenagem aos Delegados de Solta da Associação de Lisboa, seguiu-se a longa maratona de entrega de prémios relativos aos diversos campeonatos distritais disputados na Campanha Desportiva de 2015, terminando a Gala com o corte do Bolo dos Campeões, o qual teve a particularidade de ser feito com o entusiasmo dos mais novos presentes na festa. Um bom augúrio para o futuro!

No final da Gala o Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia (Dr. José Luís Jacinto), concedeu uma pequena entrevista ao Jornal "Portugal Columbófilo", falando sobre a Gala da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa.

Qual a sua opinião sobre a Gala da ACD Lisboa?

Em primeiro lugar, agradeço o convite que me foi feito pela Associação de Lisboa e manifesto o prazer que tenho como columbófilo e Presidente da Federação,  em estar presente. Acho que a Gala decorreu magnificamente, sendo visível a satisfação das pessoas presentes, e a alegria que sentem os premiados quando recebem os seus prémios, pena é que, ainda existam muitos columbófilos, não só aqui, mas em todo o país, que ainda não percebem que sendo premiados, a sua presença é um dever de se associarem à festa, honrando assim o labor de quem trabalha no dia-a-dia nas Associações e Clubes. Foi uma tarde alegre e de convívio, perderam os que não vieram.

E quanto à columbófilia do Distrito de Lisboa, qual a sua opinião?

A columbófilia de Lisboa tem manifestado uma grande capacidade de se adaptar à vontade dos seus columbófilos, criando modelos e formas de competição que vão agradando aos seus praticantes, fazendo com qu as várias tendências acabem por praticar a columbófilia segundo o modelo com que mehor se identificam e gostam. Claro que existem sempre pessoas às quais nunca se consegue satisfazer, mas esses, faz parte da sua natureza contestar, e qualquer que seja o modelho escolhido merecerá sempre contestação. De resto, no campo desportivo tem feito campanhas excelentes, são dos distritos onde se tem verificado menos problemas com as soltas e tem perdido menos pombos. Quero também deixar aqui um agradecimento público à Associação pela colaboração e envolvimento que tiveram nas provas nacionais de Valência, cuja segunda prova teve grandes dificuldades para esta zona do país, as quais foram muito sentidas pelos columbófilos do distrito. Ainda a propósito, lamentamos a perda de pombos, mas as provas nacionais são um desígnio maior da columbófilia nacional, pelo que pedimos a compreensão dos columbófilos lisboetas e a continuação na participação destas provas no próximo ano.

Em 2016, o que espera para a columbófilia portuguesa?

Espero em primeiro lugar que o tempo nos ajude, esse é o meu principal desejo, pois é uma vertente da competição que não está nas nossas mãos, quanto ao que de nós depende, espero que esta questão do limite de pombos a enviar, aliás a contar para o Campeonato do Columbófilo, porque a enviar podem ser enviados todos os pombos que o concorrente quiser, contando para as classificações do Pombo-Ás, como disse, espero que esta política nos permita nivelar mais e melhor a competição, fazendo sentir aos possuidores de colónias mais reduzidas que estarão em melhor situação de igualdade para a competição com as colónias com maior número de efectivos, promovendo assim maior ineteresse na competição, o que poderá contribuir para um menor número de abandonos em relação aos que se tem verificado nos últimos anos, pois é este o nosso maior desejo.

 

Restaurante "Oficina dos Sabores", em Aveiras de Cima

Mesa de Prémios da Campanha Desportiva 2014 ACD Lisboa

 

 

O almoço da Gala da ACD Lisboa que decorreu no Restaurante "Oficina dos Sabores"

 

José Carlos.jpg