LUÍS FILIPE REIS - CAMPEÃO NACIONAL ABSOLUTO
LUÍS FILIPE REIS
CAMPEÃO NACIONAL ABSOLUTA
VICE-CAMPEÃO NACIONAL DE FUNDO
"A equipa entrou muito bem na Campanha 2021, evidenciando uma superioridade avassaladora, sempre com muitos pombos de cabeça, face a todos os principais adversários"
Luís Filipe Reis é concorrente na Sociedade Columbófila de Torres Vedras, uma das principais colectividades do distrito de Lisboa, onde em média competem cerca de 35/40 equipas. Dado que o número de equipas é bastante razoável, Luís Filipe Reis opta por não efectuar doublagem, até porque o seu objectivo principal são os Campeonatos de Bloco e de Zona, e a selecção de pombos é também ela efectuada com base nessas mesmas classificações.
A Campanha de 2021 foi preparada de maneira diferente do habitual, logo após a muda efectuou a selecção de 100 fêmeas adultas, 35 machos adultos nos ninhos, e 40 machos adultos suplentes.
Anualmente cria cerca de 180/200 borrachos que são seleccionados com rigor. Destes, apenas 70/80 são incluídos na equipa.
De salientar que, de Setembro a Fevereiro, a sua maior preocupação são efectivamente os borrachos que requerem toda a atenção possível. Neste período, com os adultos é o mais simples possível e qualquer pombo adulto que adoeça ou que não se encontre no seu melhor estado de saúde, é retirado da equipa.
Na pré-Campanha, não efectua tratamentos cegos, os chamados preventivos.
O seu método preferido é a viuvez nos ninhos e nos poleiros, principalmente com os borrachos. Os 35 machos adultos dos ninhos são acasalados com as 35 fêmeas adultas suplentes e as fêmeas principais não são acasaladas... "esta decisão permitiu jogar as melhores todas as semanas", disse-nos.
2021, entrada avassaladora
A eqwuipa entrou muito bem na Campanha 2021, evidenciando uma superioridade avassaladora, sempre com muitos pombos de cabeça, face a todos os principais adversários. Semana após semana, a distância na pontuação foi sempre aumentando para todo o Distrito (Zona C)... "tive a sorte dos pombos estarem numa forma fantástica e de não ter tido nenhum problema grave para atrapalhar.
creio que não há memória
"Creio que não há memória de alguém ter conseguido fazer melhor no passado, vencer todos os 9 Campeonatos em disputa no Bloco 5 e na Zona C, com 9 provas em cada uma das especialidades de Velocidade e Meio-Fundo e 7 provas de Fundo e, inerentemente, vencer todos os Mini-Campeonatos e acabar com mais de 1000 pontos de avanço no Bloco e mais de 1400 pontos de avanço na Zona sobre o 2º classificado.
nacional, vivido de forma distinta
"Em relação à conquista do "Campeonato Nacional Absoluto" foi diferente, creio que todos queremos sempre fazer o melhor, mas não pensamos muito nisso, contudo, após a terceira prova de fundo, tinha os dois melhores pombos nacionais da especialidade. Foi o primeiro sinal e durante o último terço da Campanha estava colocado entre os primeiros 10 classificados absolutos, mas ainda com possibilidade de poder melhorar os coeficientes em todas as especialidades, o que acabou por acontecer e fiquei bastante contente".
De facto, os pombos estavam num grande estado de forma e quanto mais a Campanha avançava melhor se encontravam. A outra consequência das excelentes performances foi a conquista do título de Vice-Campeão Nacional de Fundo, após uma última prova de fundo magnífica onde marcou a nível de Bloco o 1º, 2º, 3º, 4º 7º e 8º.
campeão também sofre e a vitória no Valência
"Creio que só tive uma prova menos boa, o Maqueda, Dia da ACD Lisboa, voado com vento sudoeste, muito desfavorável face à localização do pombal, mas que ao mesmo tempo também não foi muito boa para a maioria dos meus principais adversários, não provocando, por isso, grande preocupação.
Pela positiva, é de realçar que na grande maioria dos concursos, os meus pombos esmagaram toda a concorrência com especial destaque para a grande vitória no Nacional de Valência, contra todo o distrito de Lisboa a voar no final da linha de voo com 30 km de serra e vento, onde os pombos perdem em média cerca de 500 metros por minuto, comparativamente ao início do distrito! Este foi um resultado histórico para a Zona C e nunca alcançado até então".
Campanha 2022, em parceria
Por motivos profissionais não vai ser possível a Luís Filipe Reis continuar a concorrer sozinho e nesse sentido efectuou uma sociedade para 2022 com o Pombal Salvador, denominada "Pombal Salvador e Luís Reis - Super Pombos".
a fechar, agradecimentos aos adversários e ACD Lisboa
"Quero agradecer a todos os meus adversários pela excelente competição que promoveram durante a Campanha Desportiva 2021 e em especial a toda a Direcção da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa pelo excelente mandato nos últimos quatro anos. Foi, isenta, imparcial e objectiva em todas as decisões, onde para além de toda a restruturação financeira e patrimonial, efectuaram um excelente trabalho na parte desportiva que possibilitou aos columbófilos lisboetas as excelentes prestaçãoes a nível nacional".
palmarés 2021 + significativo
Nacionais... Campeão Absoluto, Vice-Campeão Fundo, Vencedor Valência Nacional no Distrito Lisboa.
ACD Lisboa (Zona C)... Campeão Geral, Campeão Velocidade, Campeão Meio-Fundo, Campeão Fundo, Campeão Campeonato Super Velocidade, Campeão Campeonato Super Meio-Fundo, Campeão Yearlings.
SC Torres Vedras...Campeão Geral, Campeão Velocidade, Campeão Meio-Fundo, Campeão Fundo, Campeão Campeonato Super Velocidade, Campeão Campeonato Meio-Fundo, Campeão Yearlings.